Rubricas
-
O quarto melhor central português
A semana passada tive um sonho estranho. Era a final do Euro 2021 e Portugal voltava a marcar presença no jogo mais aguardado por todos os adeptos europeus.
A 10 minutos para o fim estávamos a vencer 1-0 com um golo de um outro nosso eventual futuro Éder. O adversário tentava tudo: dois pontas de lança, dois extremos e ainda um médio ofensivo. Fernando Santos no banco hesitava ao ver as exibições monstruosas de Pepe e Rúben Dias no centro da defesa e de Danilo à frente da mesma.
Fernando Santos decide-se por colocar mais um homem no centro da defesa. Com José Fonte impedido devido a um ligeiro toque que sofrera a meio da semana, a questão central era quem colocar como terceiro homem ao lado de Pepe e Rúben. Com Danilo a funcionar como um verdadeiro pêndulo, o que passaria pela cabeça do nosso seleccionador?
A resposta chegou após mais uns segundos deste sonho que não me permitia acordar: e o quarto melhor central português é... João Palhinha!
Não havia Domingos Duarte, Rúben Semedo ou outro qualquer central no banco. Palhinha entrara assim para terceiro central a nove minutos do fim da final.
Como acabou o sonho? Isso deixo à imaginação de cada um...
Tiago Ferreira "kamikaze83"
-
@jfpd-ubi
Podes explicar melhor o tópico sff. -
@feelstrikex said in Rubricas:
@jfpd-ubi
Podes explicar melhor o tópico sff.O que é que não entendeste ao certo @FeelStrikeX?
Neste tópico vão ser colocadas semanalmente rubricas sobre desporto. Para já só o @kamikaze83 faz parte da equipa de redatores mas como deixei claro na Nota 2 quem quiser fazer parte é entrar em contacto comigo.
O objetivo passa por ter um espaço de rubricas semelhante ao que existe em muitos órgãos de comunicação mas dedicado exclusivamente aos assuntos relacionados com o desporto quer do passado, presente ou futuro!
Qualquer um pode e deve dar a sua opinião sobre as rubricas neste tópico e divertir-se com uma boa leitura! -
O onze nacional frente à Hungria
Esta semana mais que uma qualquer reflexão, trago somente algo que acredito que todos nós, enquanto treinadores de bancada, gostamos muito.
Como por estes dias o nosso seleccionador nacional tem dado bastantes entrevistas, e conhecendo um pouco a forma como ele mesmo pensa, e mesmo estando ainda a bastantes dias do início da epopeia europeia, acredito que o onze que irá entrar em campo com a Hungria, salvo algum contratempo, seja o seguinte:
Rui Patrício
Cancelo, Pepe, Rúben dias e R. Guerreiro
Danilo, João Moutinho e Bruno Fernandes
Bernardo Silva, Diogo Jota e Cristiano RonaldoNão seria este o meu onze, mas o "mister" não costuma surpreender muito.
O que vos parece? Será este o onze de entrada no Euro?
Abraço a todos
Tiago Ferreira "kamikaze83"
-
Ainda o jogo de ontem...
Nação valente e feliz. Todos orgulhosos com a nossa selecção como é bonito. Acordar com um sorriso na cara e de barriga cheia de golos. É boa a sensação não é? Eu também gosto! No entanto, gostava de dar uma ou duas pinceladas verde e vermelhas sobre a nossa exibição de ontem.
Primeira parte muito boa. O campeão da Europa a pressionar alto, a jogar à bola, a criar ocasiões. Os húngaros nem conseguiam fazer quatro passes seguidos, e pasme-se, nem procurávamos Ronaldo, mesmo quando ele estava em melhor posição que os demais.
Segunda parte má. Lentidão na posse, passes para trás e para o lado, um ou outro susto. Os minutos passavam e quase não criávamos oportunidades. Fernando Santos nada fazia, nada mudava. Passes e passinhos. E as ocasiões não surgiam. Fernando Santos mexe tarde na equipa? Para mim sim, mas eu não sou um visionário como ele.
Rafa entra mal: falha várias iniciativas individuais permitindo dois ataques rápidos da Hungria. Quero o André Silva lá para dentro. Mas, mais uma vez, eu não sou um visionário como Fernando Santos. O nosso mister é que sabe. E afinal de contas o que preferimos? Um treinador bomzinho e com sorte ou um grande treinador mas sem sorte? Basta ver a quantidade de vezes que a bola bateu nos nossos adversários no primeiro golo e percebe-se afinal quão pode ser-se afortunado.
Rafa e Renato foram as opções de Fernando Santos e o homem acertou em cheio. Resolveram o jogo. Rafa desequilibrou e Renato fez lembrar o Renato de à cinco anos.
Bernardo muito em baixo. Bruno Fernandes à procura da sua posição para brilhar. Ronaldo até aos golos pouco fez, mas sendo Ronaldo lá vai mais um MVP para ele.
Mas o que conta é mesmo o resultado: 3 batatas em plena Hungria, num estádio repleto. Mais de meio caminho feito até aos oitavos. E este sorriso dos portugueses que, no mínimo, durará até sábado.
-
Olá malta!
Tendo em conta que os objetivos do tópico não foram atingidos o mesmo irá ser encerrado!
Quero agradecer ao @kamikaze83 por ter tentado e se no futuro alguém estiver interessado em escrever umas rubricas entrem em contacto connosco e o tópico será reaberto! -
Olá malta!
Estamos de volta com as Rubricas desta vez com o @moumiguel7070!
Apareçam, comentem, partilhem e sobretudo divirtam-se! -
Muito obrigado, espero que a minha tentativa de contributo possa dar, de novo, vida a este tópico.
-
Os campeonatos estão de regresso!
Instalou-se um clima instável no futebol, o desporto rei, viu durante imenso tempo, algo que parecia ser mentira: os estádios ficaram vazios, os jogadores tiveram de fazer quarentenas, jogos foram suspensos, épocas que parecem intermináveis, jogos de 3 em 3 dias e até os treinos passaram a serem diferentes.
Este fim de semana, alguns dos principais campeonatos de futebol regressaram e os estádios voltaram a contar com o 12º adepto. Será que este ano voltaremos a ter as surpresas como as que tivemos na época passada? Que grande surpressa o Lille vencer o campeonato; O Inter voltar a vencer um "scudetto"; Uma liga espanhola que venceu não quem ganhou mais mas sim quem perdeu menos; Ver como o Sporting vencia o campeonato ao fim de quase 2 década; Têm de concordar comigo mas o futebol é bonito por isso mesmo, porque se ganhassem sempre os mesmos, não teria piada.
Felizmente, o mundo parece melhorar. E hoje, mais do que nunca, quero voltar a beber umas cervejas, comer uns tremoços e pintarmos os cafés das mais variadas cores enquanto berramos por uma falta ou um golo!
E vocês, o que acham? Será mais uma época atípica? Ou voltaremos ao normal? Eu aposto por voltar a ter uma época renhida e cheia de surpresas
-
@moumiguel7070 A bola está de volta com uma má notícia, o cartão de adepto. O cartão do adepto é a pior coisa que já inventaram no futebol. É mesmo horrível.
Primeiro, o cartão do adepto só pode ser pedido por maiores de 16 anos ou seja, as crianças não podem ir à bola se forem para zonas onde é obrigatório o cartão.
Segundo, o cartão é pago e válido por 3 anos. Não basta ter que pagar o bilhete e viagens e ainda temos que pagar um cartão que não tem qualquer utilidade.Qual o objetivo deste cartão? Dizem eles que é controlar e promover as boas práticas de segurança e combater ao racismo, xenofobia e intolerância nos eventos desportivos. Será que é preciso um cartão para isto? Na minha opinião isto trata-se única e exclusivamente de tentativa de repressão às liberdades. Não consigo perceber porque me tenho que identificar para ir a um jogo de futebol.
-
Concordo contigo.
Embora o cartão seja apenas para jogos fora, não deixa de ser um atentado às liberdades individuais. O cartão tem um custo associado de 20 euros, embora não seja um preço avultado dada a validade do mesmo, não deixa de ser um custo extra para um serviço dispensável, que não tem nem teve efeitos positivos em outros países que tentaram medidas semelhantes e, portanto, é só mais uma jogada política e propagandista. -
@moumiguel7070 em casa tb é necessário cartão desde que esteja em locais de claques.
-
Pois, exatamente, mais ridículo ainda. A questão, tal como a colocou a Iniciativa Liberal, é que se fosse necessário um documento mesmo, teria de ser o CC, que para algo pagamos para o renovar e o ter (algo que também discordo pois é uma obrigação).
-
Eu não tenho que ser identificado por ir a um jogo de futebol. Não consigo interiorizar isso. Se for ao teatro não preciso de nenhum cartão de telespectador.. Se for ao supermercado não tenho que apresentar um cartão de comprador. Só mostra que estão a ser preconceituosos com os adeptos.
-
Sim, mas também é preciso perceber que nem todos temos os mesmos comportamos e que têm existido diversos problemas à nível do comportamento dos mesmos. De qualquer maneira, não deixa de ser um sério problema para as nossas liberdades individuais e, é mais nesse sentido, indo ao teu encontro, que eu tenho mais por onde reclamar.
-
Certo, mas isso é em todo o lado. Se for a uma discoteca posso apanhar lá uns malucos que podem espalhar o terror à vontade que não tem qualquer cartão.
-
É um setor privado, é diferente mas não te admires se sair legislação nesse sentido.
-
Entre hoje e amanhã, sai nova rubrica!
-
A outra Pandemia no Futebol!
Sim, o futebol viu-se e continua a ver-se assolado por outra pandemia: a do dinheiro sujo, o da corrupção, a do capital, por assim o definirmos de algum modo
Se por um lado, temos diversos presidentes a serem alvo de processos por supostos delitos de corrupção, temos por outro lado, diversos clubes a fugir a tudo o que implica fair play financeiro. Veja-se a forma como Messi recebeu o prémio de assinatura (sim, recebeu em "fan tokens", isou seja, em criptomoeda).
Se há 20 anos atrás, uma transferência de 20 milhões (mais coisa, menos coisa), era já uma grande transferência, agora a media dos valores ronda este mesmo.
A inflação que o mercado do futebol tem vivido é absurda, provocando os escândalos que temos assistido: presidentes e funcionários de altos cargos serem presos; clubes suspensos das competições internacionais; clubes sem poderem contratar; tentativas de criar competições alternativas; falências de equipas históricas (i.e. chievo verona declarou falência); etc...Será esta a pior pandemia que assolou o futebol enquanto desporto rei? Não sou ninguém para julgar nada nem ninguém mas que, de facto, existe um problema real de cariz económico no mundo do futebol, existe. Basta ver os truques fiscais que foram revelados, por exemplo, pela plataforma da "Football leaks".
É imperativo reconstruir o mercado financeiro do futebol, longe do lobby que alguns empresários detêm graças ao monopólio que construíram, exatamente através disto mesmo, do capital.
É imperativo reencontrarmos a essência do "mês de agosto", por assim dizer, das transferências saudáveis, transparentes, sem contas offshore e com contratos, no mínimo, duvidosos.Sem mais demora, gostava de saber a vossa opinião a este respeito e tentar compreender à vossa visão sobre a economia do futebol.
-
Ninguém tem nada a acrescentar?