Análise e Crítica Social
-
Bora maltinha, toca votar!!
-
Tenho muita pena do que vou anunciar mas é assim mesmo, sendo que submeti à votação o ultimo tópico e existiram apenas 2 votos, não havendo quase debate sobre os mesmos e, de igual modo, sobre os temas anteriores, tornando-se este tópico um blog e não um tópico de discussão e debate, peço aos moderadores e/ou staff que o fechem até existirem condições de reabertura.
De igual forma, espero que tenham aprendido alguma coisa, que tenham aproveitado, gostado e disfrutado do tópico.
-
Tenho muita pena do que vou anunciar mas é assim mesmo, sendo que submeti à votação o ultimo tópico e existiram apenas 2 votos, não havendo quase debate sobre os mesmos e, de igual modo, sobre os temas anteriores, tornando-se este tópico um blog e não um tópico de discussão e debate, peço aos moderadores e/ou staff que o fechem até existirem condições de reabertura.
De igual forma, espero que tenham aprendido alguma coisa, que tenham aproveitado, gostado e disfrutado do tópico.
@moumiguel7070
Tenho pena porque é um tópico bastante interessante. -
@moumiguel7070
Tenho pena porque é um tópico bastante interessante.É verdade, amigo. Mas não tendo atingido os mínimos de participação, o tópico perde, eventualmente, a sua essência.
Eu não me importo de continuar a apresentar temas, sinceramente e estou disponível para isso, mas escrevi o que escrevi no sentido de que a ideia é mesmo essa, ser um tópico mais dinâmico e não apenas apresentar temas.
Mas pronto, se acharem boa ideia, posso continuar como se fosse uma espécie de rubricas semanais e a malta decide se comentar ou não. -
É verdade, amigo. Mas não tendo atingido os mínimos de participação, o tópico perde, eventualmente, a sua essência.
Eu não me importo de continuar a apresentar temas, sinceramente e estou disponível para isso, mas escrevi o que escrevi no sentido de que a ideia é mesmo essa, ser um tópico mais dinâmico e não apenas apresentar temas.
Mas pronto, se acharem boa ideia, posso continuar como se fosse uma espécie de rubricas semanais e a malta decide se comentar ou não.Continuado com a ideia anterior, decidi continuar com o tópico.
Vamos ver.
O próximo tema será sobre as vacinas da covid-19, uma vez que tem sido um tópico polémico ultimamente.
Nos próximos dias apresento o tópico. -
Tema 8 - Vacinas Da Covid-19
Um dos temas mais atuais e que tem sido fraturante no seio da sociedade portuguesa.
A verdade é que as sociedades têm tido a tendência de se tornarem cada vez mais polarizadas, isto é, o padrão tem mostrado que seja qual for a posição/ideologia/opinião adotada, esta é menos moderada e sim mais radical. Ou existe um "sim" ou um "não".
Estamos perante uma esfera pública heterogênea, onde existe uma escassez de debate, de ponderação, de racionalização.Após está breve contextualização sobre os padrões que temos assistido nas sociedades contemporâneas, poderá fazer mais sentido entender a razão de que um tema tão importante como a vacina contra à covid-19 tenha sido tão fraturante.
Por um lado, existem os que não se querem vacinar (seja por medo, por negacionismo, seja pela razão que for) e por outro lado, existem os que se vacinam.- A verdade é que ela não é obrigatória mas tem existido legislação que tem levado a que, indiretamente, esta seja obrigatória.
Não vale a pena apresentar números muito concretos, é um facto que a grande maioria se tem vacinado e que as réplicas que a mesma oferecerem têm sido mínimas.
Não querendo exceder-me na apresentação do oitavo tema e não querendo responder-me a mim próprio, deixo algumas questões no ar para que, eventualmente, possam guiar o vosso comentário sobre o tema:
- Será a Vacina segura?
- Qual a razão de existir tanto negacionismo?
- Será a toma da Vacina realmente voluntária?
- Que mecanismos podem existir para melhor informar a população para evitar tudo o que é fake news, etc...?
- Já tomaste alguma dose? Sentiste alguma coisa anormal?
-
@moumiguel7070 said in Análise e Crítica Social:
Será a Vacina segura?
Qual a razão de existir tanto negacionismo?
Será a toma da Vacina realmente voluntária?
Que mecanismos podem existir para melhor informar a população para evitar tudo o que é fake news, etc...?
Já tomaste alguma dose? Sentiste alguma coisa anormal?Será a Vacina segura?
Se a vacina é segura ou não, não é nenhum de nós que sabe com certeza. Agora, que todo o mundo está a confiar nelas, isso está, e isso faz-me acreditar que sim, são "seguras" ...Qual a razão de existir tanto negacionismo?
-O tempo em que foram elaboradas, que foi muito curto, isso desperta dúvidas em qualquer pessoa. É normal.
-As fake news !!! Sem dúvida isto sim faz com que muitas pessoas andem mesmo num planeta aparte ...Será a toma da Vacina realmente voluntária?
Sim tecnicamente no nosso país ainda é voluntária. Agora, que para ir dentro de um restaurante ao fim de semana seja preciso certificado de vacinação ou fazer testes, que convenhamos, são chatos para ******* .... aqui já entramos numa onda de quase obrigação ... Mas não é, só se vacina quem quer.Que mecanismos podem existir para melhor informar a população para evitar tudo o que é fake news, etc...?
Infelizmente aqui sou bastante frio, quem é burro é burro, ouve uma coisa e não procura perceber outras opiniões ou pesquisar mais informação. Ouvem e aceitam tudo ...
Na minha opinião, na Internet é impossível não existirem fake news ou controlo sobre elas ... Só um supercomputador poderia eliminar tudo logo quando publicado ...
Mas mantenho a minha ideia, "Um dos maiores privilégios desta vida é ter conhecimento" .
"Open MInd"Já tomaste alguma dose? Sentiste alguma coisa anormal?
Sim já. Tenho 23 anos, tomei esta semana, na 4ªfeira a vacina Janssen. Já tenho o 5G
Tudo ok, sem dores no braço, sem febre, sem má disposição... Tudo igual ... Safei-me de tudo o que tem acontecido a algumas pessoas
Até agora não senti absolutamente diferença nenhuma no meu dia a dia.
Acredito que já depende de pessoa para pessoa ... Cada sistema imunitário é diferente e aceita de forma diferente tal e qual como quando adoecemos ...
Ou tive sorte, se bem que eu não acredito na sorte ... -
Bora maltinha, toca debater!!!
-
No próximo tema, iremos abordar o meio ambiente.
Em breve, irei publicar e poderemos debater um dos temas mais atuais das nossas sociedades.Até jazz!
-
Peço desculpa por ter estado inativo, estou a trocar de casa e estou aguardando pelo contrato para ter internet. Abraço.
-
Tema 9 - Autárquicas
Como todos sabemos, estamos em ressaca eleitoral e faz hoje uma semana que soubemos qual seria o destino das nossas autarquias.
O PS desceu na votação mas consegue vencer por terceira vez consecutivas as eleições autárquicas, embora o PSD tenha sido considerado um dos grandes vencedores da noite na sequência da inesperada vitória de Carlos Moedas.
O CDS viu-se "salvo" graças as coligações; a CDU perde 5 câmaras e não consegue recuperar o poder local em lugares chave.
PS vence 149 câmaras e, tal como foi referido, continua como o partido mais votado destas eleições (com 34,23% dos votos) mas perdeu alguma força à nível nacional. É um facto.
Os dados são públicos e podem-se consultar em diversos sites oficiais e nas páginas de comunicação social como o público, sic noticias, etc...
E vocês, foram votar? Foram candidatos? O que acharam das eleições? Quais foram os vencedores e derrotados? Quem ganhou na vossa terra?
-
Este tópico passará a ter um tema novo num período mais extenso, para cerca de 10 dias de modo a dinamizar o fórum e não tornar o tópico tão pensado.
Podem sugerir temas, e agradecia podermos discutir temas propostas por outros membros.
-
J JFPD UBI locked this topic on