LIGA REALISTA DE PORTUGAL - LRP
-
Boas,
Venho apresentar uma proposta para a criação de uma nova competição na nossa comunidade, focada num modelo de jogo que tem tido cada vez mais procura: o realismo tático e a gestão pura, sem a dependência de moedas ou da inflação artificial de plantéis. A ideia é instituir a Liga Realista de Portugal (LRP), estruturada num sistema de duas divisões com subidas e descidas.
O Conceito
A LRP baseia-se no princípio de Plantéis Estáticos. O desafio para o treinador é gerir uma equipa portuguesa utilizando exclusivamente os recursos que ela possui na realidade, do primeiro ao último dia da época.
Transferências: Bloqueadas (Proibido comprar ou vender jogadores).
Evolução: Proibida (Proibido treinar jogadores ou realizar amigáveis).
Itens Extras: Proibição de Estágios e Treinos Secretos para garantir a igualdade total.
Sistema de Pontuação de Mérito
Para que a competição seja justa e competitiva para todos os escalões de equipas, o vencedor será determinado por uma tabela de mérito externa:
Pontos Base: Pontuação total conquistada na liga (Vitória 3 pts / Empate 1 pt).
Bónus de Objetivo: +15 pts por cumprir o objetivo definido pelo jogo.
Bónus de Superação: +4 pts por cada lugar acima do objetivo / -2 pts por cada lugar abaixo.
Títulos: +10 pts para o Campeão e +10 pts para o Vencedor da Taça (+5 pts para o finalista vencido).
Estatísticas de Elite: +5 pts para o Melhor Ataque e +5 pts para a Melhor Defesa.
Exemplo Prático de Equilíbrio
Imaginemos um cenário de disputa direta entre um "grande" e um "médio":
Benfica (Obj 1): É campeão com 90 pontos e tem o melhor ataque. A sua pontuação final seria de 120 pontos LRP (90 base + 15 objetivo + 10 título + 5 estatística).
Gil Vicente (Obj 8): Faz uma época histórica e termina em 3º lugar, vencendo também a Taça e tendo a melhor defesa. A sua pontuação final seria de 126 pontos LRP (76 base + 15 objetivo + 20 superação de 5 lugares + 10 Taça + 5 estatística).
Neste caso, o Gil Vicente seria o campeão da comunidade, premiando a superação tática sobre o favoritismo teórico do plantel.
Rigor e Fiscalização (A Regra do Milhão)
Para que a fiscalização seja objetiva e não sobrecarregue a organização, utilizaremos o Valor do Plantel como métrica de controlo. Sem treinos ou amigáveis, o valor de mercado dos jogadores não deve sofrer incrementos.
Penalização: Por cada 1 Milhão (€) que o plantel valorize, serão retirados 10 pontos na tabela final de mérito. É um critério matemático que elimina qualquer subjetividade ou tentativa de vantagem ilícita.
Logística e Sustentabilidade
Divisões: 1ª Divisão (Elite) e 2ª Divisão (Acesso). Os 3 últimos da tabela de mérito da Primeira descem, e os 3 primeiros da Segunda sobem.
Sorteio: Na "Edição Zero", as equipas são sorteadas. Nas edições seguintes, a prioridade de escolha é dada por ordem de classificação na época anterior, incentivando a continuidade dos treinadores.
Acredito que este formato de "custo zero" e foco estratégico trará uma nova dinâmica ao nosso fórum, valorizando o conhecimento tático acima de tudo. Fico à espera do vosso feedback para avançarmos com a publicação do regulamento oficial e abertura de inscrições.
Melhores cumprimentos,
rodricagiev
-
Acho uma boa proposta de competição, outra questão em termos de evolução do estadio é permitido? E na minha opinião acho que deve ser feito com ligas em que as equipas são equivalentes
-
Acho uma boa proposta de competição, outra questão em termos de evolução do estadio é permitido? E na minha opinião acho que deve ser feito com ligas em que as equipas são equivalentes
Boas MIK3LOURENCO, antes de mais, obrigado pelo feedback positivo!
Relativamente às tuas questões:
- Evolução do Estádio: Na minha ótica, a expansão do estádio (Capacidade, Relvado e Treino) deve ser permitida. Como os bónus de evolução de treino não serão usufruídos (já que não haverá treinos), expandir o estádio foca-se apenas na vantagem caseira. É um recurso que não altera o rating dos jogadores, por isso não fere o princípio da LRP.
2. Equipas Equivalentes vs. Realismo:
Compreendo perfeitamente a tua sugestão de usar ligas equilibradas (onde todos têm objetivos parecidos). No entanto, o propósito da LRP é precisamente o oposto: simular a hierarquia real do futebol.
Em ligas equivalentes, o mérito é medido apenas pela classificação final. Na LRP, queremos premiar o treinador que, com recursos limitados, consegue bater os gigantes. É por isso que o nosso Sistema de Pontuação de Mérito dá tantos bónus de superação. No fundo, um 5º lugar com o Gil Vicente pode valer mais do que um título com o Benfica. Isso retira a pressão de "ter de jogar sempre com um grande" para ganhar a competição da comunidade. -
Gosto da ideia e até me via a jogar a competição de forma mais regular já que não tenho vontade para CR, CN e Conquistador.
Presumo que seja apenas uma competição individual. Há alguma ideia quanto à periodicidade disto?
Só não tenho a certeza sobre o não realizar treinos. Na realidade, os jogadores também melhoram ao longo da temporada por isso não seria descabido permitir isso e ainda se chamar "Liga Realista".
Embora não tenha preferência, quero deixar a nota de que na realidade também há transferências em certos momentos da liga e, por isso, poderiam ser abertas janelas de transferências (pré-época mais da jornada 1 à 4 da segunda volta, por exemplo). Assegurando as transferências apenas através da lista, não se gastariam muitas coins e qualquer um teria essa disponibilidade (salvo jogadores lendas). Como mencionam o poupar a moderação à organização, compreendo porque deixam isto de parte mas realmente queria deixar essa nota.