Moderação
-
@specialone said in Moderação:
Este comentário é baseado em quê? Que informação tens para fazer este comentário?
Não me digas que foi através de um noticiário na CM TV?Queres comentar uma situação, tentas ficar a par dos factos, caso contrário não digas nada com risco de estares a dizer inverdades!
Não vejo CM TV! Nem qualquer programa antidesportivo! Prefiro ler!
Estou a par dos factos. Estou a par de quem criou o tópico e porquê o fez.
Não é nada pessoal!
-
Olá, boa tarde!
Considero que há um erro conceitual. GB é uma empresa privada, capitalista e geradora de lucro como qualquer uma; empresas modernas e com colaboradores/funcionários antenados são opostos a essa visão de que "não agradaremos a nossos clientes", "não tenho que corresponder a meus utilizadores".
Empresas estão super dispostas a evoluir e fazer de seus clientes parceiros, isso se chama índice de felicidade, uma taxa abstrata e real que se usa no mercado, a marca era fidelidade e mais "clientes".
Talvez com essa perspectiva a GB poderá crescer muito mais e gerar mais satisfação a seus usuários que são o motivo da existência de uma empresa.
Grato pelo diálogo,
Ivanzeg
-
@jfpd-ubi Volto a dizer-te que não estás a par dos factos.
Sabes quem o criou, está bem claro. Sabes porque o fez, talvez...
Mas não sabes o porquê de ter sido removido assim como não sabes muitas outras coisas e que não precisas de saber.
Caso tenhas lido o post que abre o tópico sobre eventos não oficiais está lá claro aquilo que precisas saber.
Todo e qualquer evento que pretendam ser anunciado na comunidade terá de ser feito lá! Se a equipa de moderação achar que se justifica um tópico para o evento, irá criar um ou autorizar a sua criação.Se a organização do evento quiser um tópico para o efeito terá de convencer a equipa de moderação que será capaz de manter um tópico ativo, com interesse para a comunidade. Depois disso em conjunto definem as regras, o que podem ou não fazer, etc, etc.... Eu não vi nada disso a acontecer em todo este processo!
-
@jfpd-ubi Desculpa aproveitar-me da tua imagem/definição e sublinhar aquilo que me interessa, da mesma forma que sublinhaste o que te interessava
Não tenho qualquer problema com o que sublinhei ou com o tu sublinhaste! Já enviei isto em tempos para outros staffs sem sublinhados! Tudo aí é válido!
Até nos podemos encontrar um dia destes e falar sobre o Winston Churchill e a sua liderança!️
Sobre isto que disse (não respondeste), o que te interessa sublinhar?
A Moderação está satisfeita com a atividade da Comunidade PT/BR?
Quais os planos para atingir o nível de outras comunidades? Fechar o Regional Português?
-
️
Quais os planos para atingir o nível de outras comunidades? Fechar o Regional Português?
Não respondi porque não passo tempo suficiente na comunidade para fazer juízos de valor sobre estes pontos.
O que eu vejo em algumas comunidades e que gostaria de ver replicado em outras é tópicos onde os utilizadores escrevam texto e debatam ideias. Não pretendo ver tópicos com reports de quebras de regras, posts só com screenshots de classificações (excel) » links para um ficheiro são suficientes e quem quiser saber classificações que consulte.
Gostava de ver tópicos onde um novo utilizador no fórum, conseguisse ler alguns posts que o incentivassem a regressar, a aprender algo sobre o funcionamento do OSM, posts que mesmo sem o leitor estar envolvido no evento se sentisse tentado a comentar.... Isso tudo tem de partir da comunidade e não da equipa de moderação. A equipa de moderação terá somente de 'alimentar' esses tópicos de vez em quando. Se tiverem de ser else a fazer tudo, será uma comunidade de moderadores, ou então um livro onde os visitantes só cá aparecem para absorver conhecimento. -
Esqueci-me da parte de 'Fechar o Regional Português?'... Não o evento, mas o tópico... sim, caso não haja ninguém na organização capaz de coordenar e manter um tópico onde estimule o interesse dos participantes no evento bem como da comunidade
-
-
Olá, boa tarde!
Considero que há um erro conceitual. GB é uma empresa privada, capitalista e geradora de lucro como qualquer uma; empresas modernas e com colaboradores/funcionários antenados são opostos a essa visão de que "não agradaremos a nossos clientes", "não tenho que corresponder a meus utilizadores".
Empresas estão super dispostas a evoluir e fazer de seus clientes parceiros, isso se chama índice de felicidade, uma taxa abstrata e real que se usa no mercado, a marca era fidelidade e mais "clientes".
Talvez com essa perspectiva a GB poderá crescer muito mais e gerar mais satisfação a seus usuários que são o motivo da existência de uma empresa.
Grato pelo diálogo,
Ivanzeg
Olá boa tarde,
Não sei onde tiraste a ideia de que a Gamebasics não quer agradar aos clientes.
O OSM é um jogo de gestão/simulação de futebol, não uma empresa de gestão de fóruns.O OSM é jogado por mais de 1.3M de utilizadores diariamente. Os utilizadores que frequentam o fórum são uma percentagem mínima desse total, mas mesmo assim é-lhes dada uma atenção significativa. Só não se pode fazer o que essa percentagem quer - ter o jogo a girar em torno deles, quando nem mesmo os gostos entre estes mesmos utilizadores é único e consensual!
Quanto a taxa de felicidade, os indicadores que temos até são bons, ainda mais que não seja pelo simples facto de continuarmos por aqui ao fim de 17 anos (versão mundial)
-
@SpecialOne concordo contigo, tem de ser a organização dos torneios a deixar os tópicos interessantes, mas não só para caras novas como para os antigos (parece me que a GB olha só para os novos ), mas como sabemos se um tópico vai ser interessante se o fechamos logo? Fecharam logo o CR onde da ultima vez que vi tinha 350 inscritos... Pelo menos viam como corria não?
Em relação a comparação que colocaste do Fórum PT/BR com o Espanhol, não compares datas e compara o tipo de tópicos que são, aposto que se houvesse um tópico do grupo do @JFPD-UBI tinha publicações todos os dias, já do meu grupo posso dizer que nem quero tópico aberto só me daria trabalho.
O fórum é vosso(GB) mas o cliente(utilizadores) somos nos.
-
@bruninho12almeida said in Moderação:
@SpecialOne concordo contigo, tem de ser a organização dos torneios a deixar os tópicos interessantes, mas não só para caras novas como para os antigos (parece me que a GB olha só para os novos ), mas como sabemos se um tópico vai ser interessante se o fechamos logo? Fecharam logo o CR onde da ultima vez que vi tinha 350 inscritos... Pelo menos viam como corria não?
Lê uns posts acima.... Por isso é que muitas vezes as coisas saem fora do controlo.... Não se lê!
-
Até nos podemos encontrar um dia destes e falar sobre o Winston Churchill e a sua liderança!
Epá... confiando na informação do teu perfil estás muito longe
Podes confiar mas agora só aos FDS é que estou por lá e nem sempre. Não estamos longe durante a semana, isto confiando na informação que é visível através do OSM Community!
Mas umas jolas com uns salgadinhos são sempre bem vindas
Salgadinhos? Aceito! É pecado rejeitar umas jolas mas lá na aldeia é mais Presunto e Salpicão!
NOTA: Como podes ver creio que a nossa comunidade é tranquila! Não tenho (acredito que a maioria também não tenha) nenhum gosto especial em criar problemas e confusão!
-
@jfpd-ubi Salpicão e presunto.... A idade já não perdoa (nem a saúde) e segunda a minha médica, só quando o rei faz anos e ele só faz anos uma vez em cada ano O que vale é que os anos para mim nestes assuntos são muito curtos...
Quanto à comunidade calma, não acredito, lamento!
Eu fui o primeiro CM (Community Manager) Português, há muitos, muitos anos... muitas coisas mudaram desde essa altura, mas a atitude de alguns utilizadores não mudou em nada.Em vez de aproveitarem para usar as qualidades para colaborar com equipa de moderação a melhorar a comunidade e pensarem em conjunto de forma construtiva, por inveja ou qualquer outro sentimento que não sei definir, usam essas qualidades para destruir o que está feito e toda e qualquer vontade em melhorar!
-
Pra que esse fuzuê todo, já foi decidido, pronto.
Agora ir atrás, arrastar o chifre no asfalto, entortar o caneco. SUPERA!
Homem não chora... -
@specialone "Em relação a comparação que colocaste do Fórum PT/BR com o Espanhol, não compares datas e compara o tipo de tópicos que são, aposto que se houvesse um tópico do grupo do @JFPD-UBI tinha publicações todos os dias, já do meu grupo posso dizer que nem quero tópico aberto só me daria trabalho."
o SR. comparou?
-
@jfpd-ubi Desculpa aproveitar-me da tua imagem/definição e sublinhar aquilo que me interessa, da mesma forma que sublinhaste o que te interessava
Não tenho qualquer problema com o que sublinhei ou com o tu sublinhaste! Já enviei isto em tempos para outros staffs sem sublinhados! Tudo aí é válido!
Até nos podemos encontrar um dia destes e falar sobre o Winston Churchill e a sua liderança!️
O bom é que você marcou tudo que vocês não fazem...
"Debates abertos"
"Removendo conteúdo inapropriado"Realmente, tópicos sobre ligas e campeonatos são fora do contexto e não deveriam estar aqui...
Mas uma subcategoria "Moderação", como este que estamos, é muito útil... Criado para parabenizar novos moderadores...
Isso que a comunidade quer!!"Os fóruns são propriedade da Gamebasics que decide como os quer organizar e o que quer ver discutido nos fóruns e mediante certas regras por eles definidos."
- Parabéns novos moderadores, vocês merecem...
- Ban em quem criar tópicos de ligas, campeonatos ou discussão sobre o jogo!!
-
@bruninho12almeida said in Moderação:
Em relação a comparação que colocaste do Fórum PT/BR com o Espanhol, não compares datas e compara o tipo de tópicos que são, aposto que se houvesse um tópico do grupo do @JFPD-UBI tinha publicações todos os dias,
Acredito que quer eu, quer outros grupos conseguíamos ter assuntos interessantes todas as semanas!
Ainda hoje disse isso ao @ruipsc5, não sinto ambiente no Fórum para se partilhar certas coisas e partilhei com ele um dos vários temas do workshop que fiz em cima do joelho para o meu grupo para discutirmos certos assuntos e tal pois ninguém sabe tudo sobre tudo ou melhor, ninguém tem certezas de nada. O Rui nem é do meu grupo e eu partilhei isto com ele. Se tivesse um tópico de grupo partilhava lá isto.
Não tinha problemas em discutir com outros treinadores e grupos o que acham sobre o Árbitro do OSM. Deixo aqui um Rascunho.
Outra coisa que fiz em tempos com a ajuda de muitos treinadores e grupos foi um ranking português de grupos pois só existe um ranking mundial e não existe um ranking nacional (era possível @SpecialOne ?).
https://www.instagram.com/p/CFvCTn7gqQg/?igshid=ah3d03fw31uq
Com isto consegues ver que o teu grupo The Force desde 29 de Setembro de 2020 até 29 de Abril de 2021, em 7 meses, amealhou 574 pontos (19675 - 19101) em batalhas e o meu por exemplo amealhou 6608 pontos (23544 - 16936) em batalhas! Se me permites a picardia saudável, não gostam de batalhas?
Como vês a comunidade pode e consegue criar e inventar se o ambiente for propício! Não digo que a culpa é maioritariamente de X, Y ou Z, eu gosto sempre de me criticar a mim primeiro e acho que podemos melhorar o ambiente entre Staff e Comunidade no Fórum!
-
Verdade! Estas partilhas são ricas e permitem-nos evoluir não só como jogadores, mas fundamentalmente como pessoas. OSM vai muito além do jogo! Permite-nos criar laços e conversar com várias pessoas incríveis sobre n temas.
Desde que entrei no Forum e em tudo o que gravita sobre ele, tenho estabelecido amizades com pessoas como o @Ivanzeg , @matsuyama14 , @anthony_R, @kracudo , @Ruan-C , @cristianomacedo20 , @lfrbranca, entre tantos outros que poderia enumerar.
E isso é o que o OSM tem de melhor!
Quanto ao tema que tem vindo a ser abordado neste tópico, tenho a certeza absoluta que todos desejamos o mesmo: uma comunidade PT/BR forte e unida.
Para que isso aconteça, creio ser perfeitamente possível que possa existir um equilíbrio entre tópicos recomendados pelo Staff e tópicos propostos pela Comunidade.
E se uma das tendências atuais são as competições que as diferentes organizações/equipas como a OTP, SEVO, OSC CA, APG ou Staff NC, por exemplo, vão preparando, onde partilham a informação inerente à organização dessas competições, seguramente que se essas equipas trabalharem com elementos do Staff OSM - do qual o exemplo da Nations Cup 21 é fantástico e em que aproveito para dar publicamente os parabéns ao @Apocalipse4 e sua equipa - os frutos que a própria GB poderá colher são enormes, pois além das informações normais (inscrições, sorteios, resultados, classificações...) há toda uma partilha que pode ocorrer:
-Reflexões sobre táticas e modelos de jogo;
-Reflexões sobre o futuro do jogo;
-Entrevistas a jogadores;
-Sugestões de melhoria.
-EtcE, afinal de contas, não é também esse o objetivo de um Forum?
Proponho que se dê mais liberdade à comunidade para criar os tópicos que deseja produzir. Deixar que a comunidade se vá auto-regulando e dando asas aos utilizadores para voar.
Um exemplo muito prático: na Liga Nacional Portuguesa de Grupos, da qual faço parte do staff, tivemos o privilégio de lidar com cerca de 200 treinadores, sendo que menos de 10% eram utilizadores assíduos do Forum.
Uma vez que as diferentes partilhas sobre a competição são feitas aqui no Fórum, a verdade é que estes jogadores começaram a habituar-se a utilizar este website.
Inclusive, um destes elementos era o @santana100 , o qual costumava falar sobre a competição no seu vídeo diário no seu canal, navegando também para o Forum em grande parte dos dias, pelo que o alcance do mesmo se tornou ainda maior.
Se o Staff OSM colaborar com o Staff da LNPG, poderá inclusive pensar-se em iniciativas conjuntas que vão ao encontro dos desejos da GB e do seu Staff. E isto só será possível se houver uma simbiose entre ambas as partes.Quanto à Moderação em si, pode sempre evoluir. Ser Moderador implica ter uma elevada assertividade, capacidade de encaixe e procurar ser conciliador e criador de sinergias.
Bem sabemos que nem sempre é possível e que é muito desafiante, pois por vezes existe energia negativa e deixamo-nos levar por ela, mas é fundamental que quem exerce funções de moderação tenha essa competência.Portanto, @SpecialOne , vamos todos trabalhar em conjunto! Acredito genuinamente que o OSM ganhará muito com a abertura dos tópicos, desde que sejam respeitadas regras básicas que sejam definidas à partida por vocês e em que a inatividade do mesmo poderá ser um critério.
Agora, simplesmente inibir a criação de tópicos? Creio que o caminho poderá ser diferente!Forte abraço e obrigado!
-
@jfpd-ubi @ruipsc5 Mas porque é que tem de ser num tópico de um grupo?
Qual é o tema do tópico?
É suporte? É OSM? É geral?Então porque não criar um tópico na secção "OSM: O jogo" com um título que seja claro e sugestivo para incentivar a participação?
Sugiro também que trabalhem a apresentação (como o spoiler não funciona muito bem, usem a dupla citação - no inicio de cada linha coloquem dois sinais de '>' ) dos posts de forma a que seja possível ler o texto seguido e depois abrir as citações para ver as imagens.
Irão ver que quando os tópicos são algo de útil para a comunidade, jogo e que fomentem alguma discussão salutar, não precisarão de autorização para abrir esses tópicos. Autorização é necessária quando se pretende criar tópicos sobre jogos de fóruns, competições que só servem para encher espaço, etc, etc....
-
Outra coisa que fiz em tempos com a ajuda de muitos treinadores e grupos foi um ranking português de grupos pois só existe um ranking mundial e não existe um ranking nacional (era possível @SpecialOne ?).
Algo já muito discutido, mas que para já está na gaveta... nada é impossível, o nível de prioridade é que varia, acelerando ou não a sua implementação.
Com isto consegues ver que o teu grupo The Force desde 29 de Setembro de 2020 até 29 de Abril de 2021, em 7 meses, amealhou 574 pontos (19675 - 19101) em batalhas e o meu por exemplo amealhou 6608 pontos (23544 - 16936) em batalhas! Se me permites a picardia saudável, não gostam de batalhas?
Se olhares para a data de criação do grupo, para a data em que os membros se inscreveram no OSM.... verás que a maioria de nós já não temos a disponibilidade necessária para as batalhas.
Poucos sabem, mas há uns anos fui 'obrigado' a matar um 'filho'... batalhas de fórum como vocês lhes chamam. Por gostar tanto, deixei-as semi-mortas e alguns aproveitaram essa minha fraqueza e foram contra as instruções e aproveitaram a passividade para as fazer crescer novamente e abusar. Até que o caldo entornou e aí foram tomadas medidas mais drásticas.
Quando digo 'filho', refiro-me ao facto de que as batalhas de fórum foram criadas por mim e mais 3 ou 4 colegas da Force há muitos anos atrás. Com o evoluir do tempo os princípios básicos foram-se alterando e destruído todo o objetivo inicial e com o aumento da competitividade e o ganhar a todo o custo tentaram-se criar várias regras para evitar as quebras das regras do OSM, mas já não havia solução... estava tudo destruído!